O Uso de Climatizadores Evaporativos é muito adequado para Indústrias. A Climatização Evaporativa é uma tecnologia de resfriamento do ambiente que atua com base no processo natural de evaporação da água. A sua eficácia é maior em ambientes arejados, secos e quentes.
A TECNOLOGIA DOS CLIMATIZADORES EVAPORATIVOS INDUSTRIAIS
A tecnologia de Climatização Evaporativa é bastante simples, e é justamente essa simplicidade que confere diversas vantagens a esse equipamento de resfriamento do ar em relação a outros, como o Ar-Condicionado.
Para que o Ar-Condicionado funcione, ele utiliza gases, muitas vezes prejudiciais ao meio-ambiente, e consome uma enorme quantidade de energia elétrica. Além disso, existem diversas exigências para o uso desse aparelho, como a necessidade de que o local esteja totalmente fechado.
Os Climatizadores Evaporativos, por sua vez, não necessitam de gases. A estrutura do equipamento é formada por um ventilador, um reservatório e bomba d’água, uma colmeia de celulose molhada e um painel elétrico.
Em resumo, o ar é puxado pela ventilação e passa pela colmeia, que é mantida molhada utilizando o reservatório e a bomba d’água. Nesse processo, o ar é umidificado e purificado, pois a colmeia atua também como um filtro. O ar frio é, então, liberado no ambiente.
Como a tecnologia dos Climatizadores conta com a ventilação, o ideal é que os aparelhos sejam instalados em locais onde há circulação de ar. Ou seja, você pode utilizar a Climatização Evaporativa tanto em ambientes fechados, mas com dutos de ar ou janelas abertas, ou ambientes abertos.
Mesmo quando não há circulação de ar natural, o projeto de climatização e conforto térmico determinará locais para a instalação de outros equipamentos (exaustores) que farão com que a circulação de ar ocorra de forma satisfatória, de modo a garantir uma correta climatização e o cumprimento das determinações da NR15, que regula as condições de conformto térmico para trabalhos leves.
Dessa forma, os Climatizadores Evaporativos se provam um sistema:
- Sustentável (sem emissão de gases);
- Econômico (consumo de energia até 90% menor do que um Ar-Condicionado);
- Versátil (pode ser usado em ambientes abertos ou fechados);
- Eficaz (resfriamento de até 10ºC);
- Saudável (umidifica e purifica o ar, garantindo uma respiração melhor).
TIPOS DE CLIMATIZADORES EVAPORATIVOS
Entender quais os tipos de Climatizadores pode ajudar a tirar a dúvida “como escolher meu Climatizador Industrial“. Os três principais tipos são:
- Climatizador de Teto
- Climatizador de Parede
- Climatizador Móvel ou Portátil
Estes climatizadores, por sua vez, podem ter diversas variações, como ventilação axial, centrífuga ou siroco. Podem ter exaustão superior, lateral ou inferior. Podem ter 1 ou até 4 trocadores de calor (colméias), com vazões de diversas possibilidades, etc.
Os modelos móveis podem ser encontrados em tamanhos grandes (com alta vazão) , indicados para operações comerciais e industriais, e menores (com vazão mais baixa) que são mais indicados para usos residenciais ou em ambientes de trabalho com pouca circulação de pessoas.
Para o uso em indústrias, os modelos podem variar muito, de acordo com o projeto de cada unidade fabril. Em alguns casos, os modelos de teto, que são muito flexíveis e eficientes, podem ser uma solução perfeita.
Como os Climatizadores Evaporativos são produtos modernos e silenciosos, e oferecem uma qualidade de resfriamento e purificação de ar de alta eficiência.
Está interessado em um Climatizador Evaporativo Industrial? Faça um orçamento.
Gostou deste artigo? Leia também: