QUANDO USAR UM CLIMATIZADOR EVAPORATIVO

Os Climatizadores Evaporativos são excelentes equipamentos de climatização. Eles apresentam diversas vantagens em relação ao Ar-Condicionado, como o custo mais baixo e sustentabilidade. Contudo, o Climatizador nem sempre é a melhor opção. Aprenda Quando Usar um Climatizador Evaporativo.

 

A AÇÃO DOS CLIMATIZADORES EVAPORATIVOS

Para entender melhor o funcionamento dos Climatizadores Evaporativos, podemos usar o nosso próprio corpo como exemplo. O suor que sai do nosso corpo quando praticamos exercícios físicos ou sentimos calor é um tipo de resfriamento por evaporação. Ou seja, quando o corpo humano está quente, ele produz suor que evapora e permite o resfriamento do corpo.

Outro exemplo muito comum é quando vamos nadar em uma piscina, rio ou praia em dias quentes e ensolarados e, ao sair da água, ficamos arrepiados e com frio. Nesse caso, o resfriamento ocorre porque, quando o ar entra em contato com a água, há uma troca térmica entre a água e o ar. Esse último perde energia para a água que, por sua vez, evapora com a energia “roubada” do ar.

Esse processo de troca térmica ocorre da seguinte forma: há uma troca de calor entre o ar mais quente e a água mais fria. Quando a pressão de vapor e a temperatura da água e do ar se igualam, as moléculas de água se tornam moléculas de gás (vapor). Através desta troca térmica, quando o ar circula, os arredores ficam mais frios.

Os Climatizadores Evaporativos funcionam de forma muito semelhante ao processo descrito acima. A sua tecnologia foi desenvolvida com base nesse fenômeno natural, e o resultado é um resfriamento entre 4ºC a 10ºC em relação à temperatura original, dependendo das condições ambientais. Não é pouco.

Explicando o seu funcionamento em poucas palavras, o Climatizador puxa o ar quente, que passa por dentro de uma “colmeia” úmida, e, após resfriar e umidificar o ar na colmeia, o libera no ambiente.

CLIMATIZAÇÃO EVAPORATIVA E OS FATORES NATURAIS

Por ser uma tecnologia simples e que envolve a umidificação do ar, os fatores externos podem afetar bastante o funcionamento dos Climatizadores.  Usando um Climatizador Evaporativo em meu ambiente, a maior eficácia é atingida quando o nível de umidade está abaixo de 70% e o dia se encontra em um pico de calor.

Em lugares com clima úmido, por exemplo, a sua eficácia diminui. Por outro lado, se você mora em um lugar seco, a climatização evaporativa torna-se ainda mais eficiente.

Quase sempre, durante o dia, a umidade varia, assim como a temperatura.  Normalmente, temos maior temperatura e menor umidade nos momentos mais quentes do dia. Desta forma, exatamente nestes momentos, a eficiência dos climatizadores também será maior.

O ambiente ideal para os Climatizadores Evaporativos se localizam em regiões quentes e secas, como cidades industriais. O uso de Climatizadores em Galpões, indústrias ou locais comerciais onde há a presença de máquinas que geram calor e muitas pessoas é muito recomendado. Mesmo em cidades teoricamente úmidas como o Rio de Janeiro, a eficiência do sistema é altíssima.

Ainda tem alguma dúvida sobre quando usar um Climatizador Evaporativo? Sem problemas. Basta entrar em contato com a nossa equipe e tiraremos todas as suas dúvidas.

Se você tem interesse em fazer um Projeto de Climatização e Conforto Térmico, entre em contato e faça um orçamento!

Gostou deste artigo? Leia também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será exibido. Campos Obrigatórios estão marcados com *

Entre em Contato!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.