Realizar a manutenção preventiva de climatizadores evaporativos é uma forma de poupar dinheiro, sabia? Esse equipamento que faz a purificação, o resfriamento e umidificação dos ambientes precisa ser limpo a cada 6 meses.
Entenda mais sobre a importância de higienizar o climatizador com a frequência correta e como isso pode ajudar você a economizar.
Como funciona um climatizador evaporativo?
Os climatizadores evaporativos têm a função de manter a temperatura do ambiente fresca. O processo de resfriamento é bem simples e, inclusive, ajuda a aumentar a produtividade no trabalho. Isso ocorre porque gera bem-estar para a equipe, que trabalha com mais conforto.
Para resfriar um local, o aparelho faz os seguintes passos:
- O climatizador puxa o ar quente;
- Esse ar é jogado para dentro da colmeia molhada;
- Lá, ele é filtrado e misturado ao vapor de água;
- Por fim, o ventilador libera o ar purificado e fresco.
Dessa forma, o ambiente recebe uma ventilação agradável e mantém a temperatura ideal para que o lugar permaneça refrigerado.
Qual a importância da manutenção preventiva de climatizadores evaporativos?
Para que o equipamento funcione da forma certa é preciso que ele esteja limpo. Caso isso não aconteça, o ventilador não libera o ar fresco no ambiente, e sim poeira. Além disso, se o filtro estiver entupido a passagem de água ficará bloqueada, o que diminuirá a potência do aparelho.
Por isso, muitas pessoas ainda têm a dúvida se o climatizador evaporativo funciona mesmo. Na verdade, o equipamento pode não estar funcionando, simplesmente, por não ter sido feita a manutenção preventiva de climatizadores evaporativos.
Ou seja, ao não realizar a higienização no tempo correto os riscos que podem ocorrer são:
- O climatizador não funcionará na potência adequada;
- O ventilador poderá espalhar sujeira no ambiente;
- O aparelho pode parar de funcionar.
Ao chegar a esse ponto, muitos problemas podem surgir, o que levará a gastos altos.
Como a manutenção preventiva de climatizadores evaporativos ajuda a economizar?
Veja como pode economizar ao fazer a manutenção preventiva de climatizadores evaporativos que, segundo especialista, deve ser realizada a cada 6 meses:
Problema 1: O climatizador não funcionará na potência adequada
Ao realizar a manutenção, não há perda de clientes ou baixa de produtividade da equipe por ter um ambiente desagradável.
Problema 2: O ventilador poderá espalhar sujeira no ambiente
É possível evitar a perda de dinheiro pois os visitantes não acharão o local sujo. Além disso, ninguém ficará doente ou gastará com remédios devido a poeira do climatizador.
Problema 3: O aparelho pode parar de funcionar
A economia acontece porque o valor que seria gasto com consertos ou a compra de um novo climatizador é poupado.
Com essas dicas é possível entender a importância da manutenção preventiva de climatizadores evaporativos e como isso pode ajudar a economizar. Invista na saúde e na segurança.
Deseja fazer a manutenção preventiva de climatizadores evaporativos? Saia na frente e solicite seu orçamento agora mesmo.